quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Biografia de Fernando Haddad

 Fernando Haddad
Fernando Haddad (1963) é um político brasileiro, advogado e professor universitário, foi Ministro da Educação e prefeito de São Paulo. É o candidato do PT para a presidência da República em 2018.
Infância e Juventude
Fernando Haddad nasceu em São Paulo, no dia 25 de janeiro de 1963. Filho do libanês Khalil Haddad e da brasileira, filha de libaneses, Norma Teresa Goussain. Seu pai veio para o Brasil com 24 anos quando se estabeleceu como atacadista de tecidos. Fernando passou sua infância no bairro Planalto Paulista. Estudou no Colégio Ateneu Ricardo Nunes e no Colégio Bandeirante.
Em 1981, Fernando Haddad ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Fez parte da militância estudantil. Em 1984 foi eleito para o cargo de presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto pela chapa intitulada “The Pravda”, cujo nome era a junção dos jornais The New York Times (EUA) e do Pravda (URSS). Nessa época, participou da campanha pelas Diretas Já, para presidente do país.
Formação Acadêmica
Em 1985, Fernando Haddad formou-se em Direito. Em 1986 ingressou no mestrado em Economia na USP. Em 1990 concluiu o curso com a dissertação “O Caráter Sócio Econômico do Sistema Soviético”. Em 1991 iniciou o doutorado em Filosofia na USP, concluído em 1996, com a tese “De Marx a Habermas – O Materialismo Histórico e Seu Paradigma Adequado”.
Carreira Profissional
Em 1986, Fernando Haddad foi sócio de seu cunhado Paulo Nazar, no ramo de construção e incorporação.. Em 1986, trabalhou no Unibanco, como analista de investimentos. Em 1991, foi aprovado para lecionar na USP no curso de Ciência Política. Em 1998, trabalhou como consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Carreira Política
Em 2001, Fernando Haddad foi convidado para a chefia de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo, na gestão de Marta Suplicy. Em 2003 assumiu a Assessoria Especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ainda em 2003, foi convidado por Guido Mantega para integrar sua equipe no Ministério do Planejamento em Brasília. Em 2004 assumiu o cargo de Secretário-Executivo do Ministro da Educação Tarso Genro.
Em 2005, Fernando Haddad foi escolhido para Ministro da Educação no Governo de Lula. Em 2007, instituiu o “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica” (IDEB), que passou a medir a qualidade do ensino fundamental e médio no país. Em sua gestão, os investimentos em educação aumentaram, mas de acordo com as análises determinadoras do desempenho, o  Brasil se manteve na 52ª posição entre 57 países.
Nessa época, foi criado o SISU – Sistema de Seleção Unificada, com a finalidade de realizar o “Exame Nacional de Ensino Médio” – ENEM, que se tornaria uma forma de acesso às universidades públicas.
Prefeito de São Paulo (2013-2016)
Em 2012, Fernando Haddad foi eleito para a prefeitura de São Paulo, pelo PT, no segundo turno, quando concorreu com José Serra. No dia seguinte, foi para Brasília se encontrar com a então presidente Dilma Rousseff. Em 2016 concorreu à reeleição, mas foi derrotado no primeiro turno para o candidato João Dória Jr. Foi a primeira vez que um candidato se elegeu no primeiro turno para a eleição municipal.
Candidatura para Presidente em 2018
Em 2017, o ex-presidente Lula anunciou sua candidatura à presidência da República, mesmo tendo sido julgado e condenado, por corrução passiva, no dia 2 de julho de 2017, a nove anos e seis meses de prisão. No dia 5 de agosto de 2018, o PT oficializou a candidatura de Lula para a presidência do país. O vice-presidente indicado foi Fernando Haddad.
No dia 7 de abril de 2018, Lula foi preso. Em agosto a candidatura de Lula foi impugnada com base na Lei da Ficha Limpa, que considera inelegível os candidatos condenados em segunda instância.
No dia 14 de setembro de 2018, o PT anunciou oficialmente que Fernando Haddad seria o candidato do PT  para as eleições presidenciais de 2018. Para o cargo de vice foi escolhida a deputada do Rio Grande do Sul, Manuela d’Ávila. O candidato foi questionado por ter contra ele acusações de improbidade administrativa e  de fazer uso de caixa dois na campanha para prefeito em 2012.
Esposa e Filhos
Fernando Haddad é casado com a odontologista Ana Estela Haddad, desde 1988. O casal tem dois filhos, Frederico, nascido em 1992 e Ana Carolina, nascida em 2000.

Nenhum comentário :

Postar um comentário