segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Justiça Eleitoral oferece seis aplicativos para uso do eleitor

O compromisso de estar sempre alinhada aos avanços tecnológicos, levou a Justiça Eleitoral a criar seis novos aplicativos para serem utilizados nas Eleições 2018. Todos estão disponíveis para o eleitor, tanto para sistemas Android quanto iOS e podem ser baixados nas lojas virtuais.

O “JE Processos” permite acompanhar o andamento de processos que tramitam na Justiça Eleitoral com mais facilidade e rapidez. Além de eleitores em geral, o aplicativo costuma ser utilizado por advogados e jornalistas. Disponível em âmbito nacional desde 2016, dispõe da consulta por nome da parte, nome do advogado ou número do processo.

Já o “Boletim na Mão” é um aplicativo que permite ao cidadão acessar, de forma rápida, segura e simplificada, as informações contidas nos Boletins de Urna, que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.

No app “Resultado”, o eleitor pode acompanhar a contagem dos votos após o encerramento do pleito, previsto para às cinco horas da tarde do dia 7 de outubro. Por meio do celular ou tablet, o eleitor poderá visualizar, em tempo real, o número de votos dados a cada candidato.

O aplicativo e-Título é uma via digital do título de eleitor. Informa o endereço do local de votação georreferenciado e fornece informações sobre a situação eleitoral. No caso dos eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico o documento digital mostra a foto e poderá ser utilizado para a identificação no momento da votação. O uso do aplicativo dispensa a apresentação do documento em papel.

Já o aplicativo mesários é destinado a um público de aproximadamente dois milhões de mesários que irão trabalhar nas Eleições 2018. Contém instruções sobre a atividade do mesário e tem a função principal de dar suporte ao cidadão que vai prestar serviço no dia das eleições, de forma simples e rápida.

Por último, o Pardal, um aplicativo voltado para a fiscalização por parte do eleitor quanto à campanha de partidos e candidatos. Permite encaminhar denúncias de irregularidades eleitorais, juntamente com evidências que podem servir de provas em eventual processo (fotos, áudio e vídeo). Podem ser encaminhadas denúncias de diversos temas, como propaganda eleitoral, uso da máquina pública, compra de votos, crimes eleitorais, doações/gastos eleitorais, dentre outros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário