sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Motoristas denunciam animais soltos na RN -087


O motorista que trafega diariamente pela RN-087 tem se deparado com uma situação perigosa, animais soltos na pista, principalmente cavalos. Segundo relatos de motoristas e passageiros, nos últimos dias a situação tem se tornado cada vez mais comum, principalmente à noite, tornando assim um risco a vida das pessoas que trafegam na via que dá acesso a Currais Novos, Tenente Laurentino e comunidades rurais de Lagoa Nova. O trecho mais problemático tem uma extensão de aproximadamente 150 mt e fica próximo a sede da Congregação do Brasil e uma pousada do Sr Silvério, como está mostrado na imagem acima. 

É importante lembrar que só o fato de o animal estar solto na pista já configura crime, conforme determina o artigo 31 do Código Penal, na Lei de Contravenções Penais, quando se fala em “deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”. Isso significa que independentemente do animal, na pista ele demonstra esse perigo para terceiros e por isso o proprietário responde por crime.

De quem é a responsabilidade?

Existem várias esferas de responsabilidade para recolhimento desses animais. Somente para os animais de grande porte (equinos e bovinos) existem várias medidas administrativas para serem tomadas, dentre elas o recolhimento das vias publicas, restituindo-os aos seus proprietários após o pagamento de multas e encargos devidos. O fator complicador é que há três esferas de responsabilidade: a União, o estado e o município.

Se o animal está solto dentro do perímetro urbano, a responsabilidade é da prefeitura. Se o animal está solto na via rural, numa via estadual, a responsabilidade é do estado. Se o animal está solto numa rodovia federal, a responsabilidade é da União.

O proprietário vai responder por crime quando o animal, independente de qual seja, esteja na pista e gere um acidente de maneira que o motorista não tenha culpa e o animal tenha sido a causa. O problema é que existem muitos casos de atropelamento de animais no período noturno. A orientação é que os proprietários verifiquem as cercas, pois mesmo que o animal tenha fugido, a responsabilidade continua sendo deles.

Nenhum comentário :

Postar um comentário