sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Eleição proporcional deverá ter 423 candidatos no RN

Fonte: Tribuna do Norte
 
Entre os 35 partidos legalmente constituídos, 34 estão encaminhando pedidos de registros de candidatos majoritários e proporcionais ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o dia 15 deste mês, a fim de concorrerem ao primeiro turno das eleições, em 7 de outubro. As convenções homologaram 423 candidatos, nas eleições deste ano, contra 375 em 2014. Com isso, serão 48 candidatos a mais para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Isso significa que haverá um aumento de 12,8% na quantidade de candidatos na eleição proporcional.
Tribunal Regional Eleitoral vai julgar os pedidos de registro das candidaturas proporcionais
Desses partidos, apenas dois partidos políticos (Novo e PCO) não concorrem, isoladamente ou em coligação, aos pleitos de governador do Estado e senador da República, mas todos os outros 32 lançaram candidatos para a disputa de oito cadeiras na Câmara dos Deputados e de 24 na Assembleia Legislativa.
De acordo com as atas encaminhadas à Secretaria Judiciária do TRE, os partidos oficializaram 120 candidatos a deputado federal e 303 a deputado estadual.
De acordo com relatório do TSE das eleições de 2014, cem candidatos concorreram à Câmara dos Deputados, enquanto para a Assembleia Legislativa foram 275 candidatos, este ano são 28 a mais que em 2014 na Assembleia e 20 a mais para a Câmara dos Deputados.
Segundo a listagem de candidados apresentada ao TRE, os partidos com maior número de candidaturas a deputado federal, com 12, são PSOL , PRTB e Patriotas, seguido do Solidariedade, com 11.
Para a eleição de deputado estadual, os partidos com mais candidatos são o Solidariedade, 37; PSOL, 31; PRB, 25; Avante, 20; PT, 19; PC do B, 18; PSL, 16; dc, 14; PMB, 13; PSC e PSD, 12 e PHS, dez.
Partidos que tradicionalmente tinham potencial eleitoral diante dos chamados “nanicos”, aparece com um candidato a deputado federal, como o DEM, que lançou o senador José Agripino e para deputado estadual tem quatro candidatos, a exemplo do PMDB.
Dentre os 423 candidatos ao pleito proporcional, até ontem os partidos só tinham encaminhados pedidos de registros de 69 candidatos, dos quais 21 são postulantes à Câmara dos Deputados e 48 postulam uma vanga na Assembleia Legislativa.
O prazo para pedidos de registros de candidaturas por partidos políticos se expira no dia 15, mas aquele candidato, que por ventura perder o prazo de inscrição por omissão partidária ou outra motivação, poderão encaminhar o pedido de registro de candidato até o dia 20, segundo a legislação eleitoral.

Quantitativo de candidatos proporcionais por partidos
Deputado Federal
12 candidatos  PSOL, Patriotas e PRTB
11 candidatos  Solidariedade
6 candidatos PC do B
5 candidatos  Avante, Novo e PT
4 candidatos  MDB, PHS, PODE, PPL e PDT
3 candidatos PMB, PP e PSD
2 candidatos PSC, PTC, PRB, PPS, PSDB, PTB e PROS
1 candidato PSL, PV, DC, PMN, PR, DEM, PCO, PSB
e PSTU
Deputado Estadual
37 candidatos  Solidariedade
31 candidatos  PSOL
25 candidatos  PRB
20 candidatos  Avante
19 candidatos  PT
18 candidatos  PC do B
16 candidatos PSL
14 candidatos DC
13 candidatos PMB
12 candidatos PSC e PSD
11 candidatos PV
10 candidatos PHS
9 candidatos PSDB e PSB
6 candidatos Patriota e Podemos
5 candidatos MDB, PTC, PR, PP e PRTB
4 candidatos DEM e PDT
3 candidatos PPL
2 candidatos PTB, PRP, PMN, PSTU
1 candidato PPS, PROS e PCO
Fonte – Partidos Políticos

Nenhum comentário :

Postar um comentário