terça-feira, 14 de agosto de 2018

Comunidade católica prestigia ordenação do Lagoanovense Cícero Pedro

Comunidade católica de Lagoa Nova lotaram as dependências da igreja matriz de São Francisco de Assis para prestigiar a ordenação diaconal de Cícero Pedro. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Carlos, e contou com as presenças de padres e diáconos de várias cidades do Seridó. Além de Cícero Pedro, também foram ordenados, José Faustino e Tarciano César. 
A celebração foi retransmitida por uma rede de rádio liderada pela Rádio Serrana FM e contou com a parceira do sistema rural de comunicação, formado pelas rádios de Parelhas, Caicó e Currais Novos.

Histórico 

Cícero Pedro nasceu no Povoado Manoel Domingos em 28 de junho de 1983, na sua adolescência sempre participou do grupo de jovens “Jesus nos Ama” e foi coordenador do Grupo de Oração “Cerco de Jericó”. Como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão além de levar a Eucaristia aos idosos e enfermos, também celebrava a palavra nas comunidades rurais da paróquia especialmente no Distrito Manoel Domingos e no Assentamento José Milanês onde morou por mais de 20 anos. Iniciou seus estudos na Escola Diaconal Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo no ano de 2010, mas devido a pouca idade teve que esperar completar a idade canônica de 35 anos para ser ordenado. Atualmente Cícero Pedro é Secretário Paroquial, e exerce suas funções como leitoras e acólito.

Diácono

O ministério presbiteral, que é a missão dos homens dedicados ao serviço de Deus, compreende três diferentes graus do sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Dois destes graus participam diretamente do sacerdócio de Cristo: a ordem episcopal corresponde aos bispos, e a ordem do presbiterado, correspondente aos padres.

A ordem dos diaconatos, segundo o Catecismo da Igreja Católica, destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo “sacerdote” designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos. No entanto, a igreja católica estabelece que o grau de diaconato é um grau de serviço, estabelecido desde a época dos apóstolos.

Diakonia é a palavra grega que define a função dos diáconos. Esta palavra significa serviço, e é de tanta importância para a igreja, que se confere por um ato sacramental chamado “ordenação”, ou seja, pelo sacramento da ordem.
 

Padre José Mário, ladeado pelos diáconos, Edival Coutinho e Cícero Pedro

















Nenhum comentário :

Postar um comentário