segunda-feira, 2 de abril de 2018

Grávida de quadrigêmeos aguarda parto em hospital de referência no RN, mas faltam vagas de UTI neonatal

Via G1 RN

Direção da unidade busca vagas em outros hospitais, mas planeja improvisar sala, caso não consiga. Gravidez é de risco.

Maria Silva e Sérgio Júnior aguardam nascimento de um menino e três meninas, em Natal  (Foto: Ediana Miralha/Inter TV Cabugi)
Quando descobriu que estava grávida de quadrigêmeos, a dona de casa Maria Aldenir Silva sofreu um susto. O marido dela, o servidor público Sérgio Júnior, também. Foram dias de preocupação com a gravidez de risco. Mas o temor se agravou por causa da falta de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal que possam ajudar os bebês após o nascimento deles.
O casal mora em São Vicente, na região central potiguar e aguarda o nascimento de três meninas e um menino. Maria está com 28 semenas e cinco dias de gestação. São menos de sete meses, mas os bebês já podem nascer a qualquer momento. Por causa disso, ela está internada desde o dia 22 de março na Maternidade Januário Cicco, em Natal. O hospital é referência no atendimento de grávidas de alto risco, mas está sem vagas nas suas 23 UTI's neonatal.
"Tem que torcer muito para aparecerem as vagas, porque não tem", diz a mãe, preocupada.
A maternidade diz que já pediu ajuda a outros hospitais que têm UTI Neonatal, mas não há vagas disponíveis. Existe um plano "B" para resolver a situação, caso as vagas não surjam até o nascimento das crianças. "Iremos fechar uma sala cirúrgica e fazer um UTI improvisada", explicou a diretora da maternidade, Maria da Guia.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o estado conta atualmente com 126 leitos de UTI Neonatal, sendo 91 no SUS. Outros dez leitos serão abertos até o fim do mês no Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, na região Seridó potiguar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário