terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Agora, começa a fase de matrículas

Os candidatos aprovados no IFRN devem se apresentar nesta terça-feira,30, até o dia 7 de fevereiro no campus onde foi selecionado
Os estudantes aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) devem ficar atentos às datas de matrícula nas instituições de ensino e a documentação necessária à ser apresentada no momento do cadastramento. No Rio Grande do Norte, os candidatos que obtiveram aprovação no Instituto Federal (IFRN) devem se apresentar a partir de hoje (30) até o dia 7 de fevereiro no campus onde foi aprovado. Nas demais instituições - UFRN, UFERSA e UERN - o cadastramento será realizado da mesma forma, mas somente a partir do dia 5 de fevereiro. Os candidatos que não foram classificados na primeira chamada ainda tem mais uma chance de aprovação, já que até o dia 7 de fevereiro podem manifestar interesse na lista de espera e, caso os estudantes convocados não se apresentem, podem ocupar a vaga almejada. Para as demais chamadas, as convocações acontecem a partir do dia 9 de fevereiro. A segunda edição do SiSU 2018 deverá abrir inscrições no fim de maio.

Para a efetivação da matricula nas universidades, os estudantes selecionados precisam apresentar os documentos originais e cópias legíveis e autenticadas em cartório do comprovante de conclusão do ensino médio, da carteira de identidade, CPF e a quitação militar, no caso de estudantes do sexo masculino. Além de outros documentos, descritos nos editais de cada instituição.
Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os aprovados para cursos dos campi de Natal e de Macaíba farão o cadastramento na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), localizada no Campus Central. Os alunos que estudarão em Caicó e Currais Novos devem se dirigir ao Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (Ceres), e os de Santa Cruz devem efetuar matrícula na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa). O edital de cadastramento pode ser acessados no site sisu.ufrn.br/.
Na UFERSA, o cadastramento dos estudantes deverá ser realizado na divisão de registro escolar de cada campus. No campus central, de Mossoró, a divisão fica localizada no campus leste da reitoria. Na UERN, a matricula dos aprovados será feita da mesma forma e o edital deverá ser publicado hoje no site uern.br/sisu. Já os estudantes aprovados no IFRN, devem se dirigir ao campus ao qual foi selecionado e realizar a matrícula nas Secretarias das Diretorias Acadêmicas de cada curso.
Juntas as quatro instituições públicas de ensino superior do RN ofereciam 11.750 vagas para o ingresso de novos estudantes, sendo 8.580 no primeiro semestre e 3.170 no segundo. Até ontem (29), não havia sido divulgado pelas instituições o número de vagas teriam sido preenchidas.
Durante a semana de aplicação das notas do Enem no Sisu, o polo estudantil do Seridó registrou as maiores notas de corte do Brasil, com médias impulsionadas pelo argumento de inclusão. O benefício garante um acréscimo de 20% às notas de candidatos da região. Com isso, a nota para concorrer a uma das 20 vagas de ampla concorrência em Medicina variou entre 883,37 e 915,42. Para Direito, na mesma instituição, as notas variaram entre 818,99 e 878,50 para 25 vagas de ampla concorrência.
Em Natal, as surpresas foram os primeiros lugares de Engenharia da Produção (856,19) e Engenharia Civil (804,18 ), com médias mais altas que o primeiro aprovado em Medicina (802,65). Este último, no entanto, teve a nota de corte mais alta (769,05). Enquanto as menores notas para engenharias da Produção e Civil foram 724,6 e 735,88, respectivamente. Para o curso de Direito no Campus Central da UFRN, as notas variaram entre 713,73 e 760,84.

Nenhum comentário :

Postar um comentário