sábado, 28 de outubro de 2017

Estados e municípios devem preencher o Censo Suas até dia 10 de novembro

Levantamento é aplicado todos os anos e contribui no planejamento das ações e dos serviços da Assistência Social

Brasília – No próximo dia 10 de novembro, termina o prazo para que municípios e estados preencham as informações sobre os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e  Centros de Convivência no Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas). O levantamento é aplicado todos os anos em uma atuação conjunta da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), do Ministério do Desenvolvimento Social. Todos os questionários já estão disponíveis para preenchimento no site do MDS, na aba Assistência Social > Banner Censo Suas. A data de encerramento de cada tipo de unidade ou de serviço segue um cronograma.
De acordo com o coordenador-geral da Vigilância Socioassistencial do MDS, Marcos Maia, o cadastro dos dados é um importante instrumento de apoio para estados e municípios no planejamento e na melhoria da gestão das políticas sociais. “São informações que, lá no município, os gestores podem utilizar para basear suas decisões como um retrato de si mesmo, vendo como estão evoluindo. Possibilita também que eles comparem os dados com os outros lugares de todo o país”, afirma.
 No Censo Suas, os gestores, coordenadores e conselheiros preenchem informações  relacionadas à gestão e financiamento das ações, equipamentos, recursos humanos, serviços, e participação social das unidades públicas e da Rede Socioassistencial Privada. Marcos Maia ressalta a importância da transparência das informações apresentadas para a melhoria do Sistema Único de Assistência Social. “Quanto mais pessoas entenderem quantas unidades existem e como atendem, é melhor. A partir dessas informações elas podem cobrar seus direitos”, destaca.
 Babaçulândia (TO) tem cerca de 12 mil habitantes e apenas um Centro de Referência da Assistência Social. Segundo a coordenadora do Suas no município, Estela Barros da Silva, o acompanhamento por meio do Censo tem ajudado a atual gestão. “As informações que precisamos sobre a quantidade de famílias no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e das crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, estão lá. Dá para fazer uma comparação com as ações realizadas. Isso é bem esclarecedor no Censo”, considera a coordenadora.  
 Dúvidas sobre o Censo Suas 2017 podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-707-2003 ou pelo e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br.
 Versão eletrônica dos resultados – O Ministério do Desenvolvimento Social também disponibilizou uma versão eletrônica do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas) de 2015. É um panorama sobre a oferta de serviços da assistência social disponível em todo o país, com gráficos e informações para facilitar a leitura e a utilização dos dados levantados. As informações estão divididas em Gestão e Financiamento, Equipamentos, Recursos Humanos, Serviços e Participação Social. Além disso, os dados seguem a série histórica do Censo SUAS, possibilitando uma análise da evolução nos últimos anos.
 
 Informações sobre os programas do MDS:0800 707 2003
 Informações para a imprensa:Ascom/MDS(61) 2030-1505www.mds.gov.br/area-de-imprensa

Nenhum comentário :

Postar um comentário