quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Audiência discutiu situação de abastecimento d’água nas cidades abastecidas pela adutora Serra de Santana

Wallace Frade, coordenador do Fórum de Associações Rurais de Lagoa Nova

Foi realizada na manhã desta quinta-feira(26), mais uma audiência pública para discutir a situação do abastecimento d’água nas cidades cidade que são abastecidas pelo sistema adutor Serra de Santana. A audiência foi realizada no Centro Pastoral, e contou com as presenças do secretário de estado Ivan Júnior, técnicos da Caern e gestores do Conisa, prefeito do município Luciano Santos, Manoel José(STTR), além dos vereadores Manoel Frade e Bilouro que estiveram representando a câmara municipal de vereadores do município, representantes de comunidade membros do Fórum de Associações rurais de Lagoa Nova e representantes das cidade de Cerro Corá, Tenente Laurentino, Bodó, Florânia, Santana do Matos e São Vicente.
Durante a audiência foi aberto um momento para os representantes das comunidades para que pudessem relatarem como está a situação do abastecimento d’água fornecido pelo sistema adutor da Serra de Santana. Fato comprovado pela maioria que o abastecimento não estava feito de forma satisfatória, e que estava chegando água em algumas comunidades e outras não. Foi lembrado que a CAERN havia prometido em outra audiência que, o abastecimento seria feito durante através do regime de 24 horas por sete dias, fato este que não aconteceu.


 Em seguida a CONISA apresentou seu relatório onde ficou comprovado que a CAERN não está enviando a quantidade correta de água para as comunidades, por isso a causa do problema no abastecimento. O correto seria a CAERN enviar 160 m³/ hora, e na verdade está enviando no máximo 80 m³/hora e com esse volume é impossível abastecer. 


Ao final da audiência foram feitos alguns encaminhamentos dos quais ficou agendada para o dia 06 de novembro em Natal, uma reunião de trabalho com a comissão do município de Lagoa Nova, secretário de estado e outras autoridades, a fim de esclarecer o problema relatado e que a CAERN apresente a solução para o problema. Também foi agendada que após essa reunião, que a comissão vai conhecer in loco o local de captação, processo de tratamento e sistema de distribuição do sistema adutor Serra de Santana, para que possa ver a real situação.

As mobilizações estão surtindo efeitos, pois foi uma luta do fórum que iniciou pelas associações rurais de Lagoa Nova e que hoje engloba toda a Serra de Santana em prol do direito de usufruir de forma universal o consumo do precioso líquido.” Comentou Wallace Frade, coordenador do Fórum das Associações Rurais do Município de Lagoa Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário