sábado, 23 de setembro de 2017

FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE LAGOA NOVA PROMOVEU IMPORTANTE REUNIÃO PARA DISCUTIR CRISE HIDRÍCA NO MUNICÍPIO



Reuniu-se  na sede do  Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Nova, na manhã deste sábado(23), o Fórum das Associações de Lagoa Nova, formado por representantes das associações das comunidades rurais do município e  representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais, representante do Sindicato dos trabalhadores na Agricultura Familiar e representante do poder público municipal onde deliberaram  a seguinte Pauta: aprovação das comunidades que serão beneficiadas com Poços que serão perfurado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte que serão instalados em parceria com a prefeitura  de Lagoa Nova e criação da Comissão para acompanhar o tramite. 
O Coordenador do Fórum Cleiton Walace da Silva Santos fez a abertura da reunião, deu boas vindas a todos os presentes e falou da importância desta ação para o município de Lagoa Nova onde irá reforçar a segurança hídrica dos habitantes da área rural do município, em seguida passou a palavra para o Secretário de Agricultura do município de Lagoa Nova, Genilson Pinheiro Borges que fez menção a oficio enviado ao Governo do Estado apresentando as demandas para perfuração de poços nas comunidades rurais que segue:
  1. Poço Buraco de Lagoa: SETOR SEVERIANO.
  2. Poço Umarizeiro: José Paulo. 
  3. Poço Macambira III: Deca de Vicente.
  4. Poço Barro Branco: Baixa de Genival.
  5. Poço de Nié: Recuperação do poço.
  6. Poço da Escola Angelita Félix:
  7. Poço Bairro Jesus Menino: Verdureiros
  8. Poço Massangana: Nô Vitorino
  9. Poço Baixa Grande.
  10. Poço CNEC.
Após a fala do Secretário, o Coordenador do Fórum colocou em votação a escolha das comunidades que serão realizados levantamento observando a oferta de água, e as que não possui poço perfurado seriam priorizadas. Foi colocado em votação e aprovado por unanimidade este encaminhamento. Após aprovado, foi perguntado pelo coordenador quais comunidades não possui poços e foram colocadas as seguintes prioridades: 01 BAIXA GRANDE, 02 SAO PEDRO 03 UMARIZEIRO 04 E BARRO BRANCO 05 SITIO DE DENTRO 06 SITIO CEARÁ (SETOR ASSOCIAÇÃO) 07 ST. CABEÇO 08 MACAMBIRA BAIXA DE DECA DE VICENTEB FIRMINO 09 SETOR BAIXA VERDE (SETOR VILA FIRMO) 10 MACAMBIRA QUILOMBOLAS.
Após discussão foi aprovado por unanimidade estas comunidades como prioridades para receberem os poços.
 Após isso, foram propostas as Comunidades que ficarão suplentes, foram apresentadas as seguintes comunidades: 1 POÇO NIÉ - MACAMBIRA I  2 ST. FILGUEIRA. 3 ASSENTAMENTO SÃO JOSE. 4 ST. VOLTA DA SERRA 5 ESCOLA ANGELITA FELIX. Esta última escola proposta foi colocada em discussão pelo fato de receber muitos alunos da zona rural e que vez ou outra tem problemas de falta d’agua.  Ao final foi escolhida a seguinte comissão que irá acompanhar os trabalhos de locação, perfuração e instalação dos poços, ficou decidido também que o translado da comissão será realizada pela prefeitura de Lagoa Nova e Sindicato dos trabalhadores.
Ao todo a comissão ficará com nove membros das seguintes representações: Poder Público: Genilson Pinheiro Borges; Defesa Civil, Sindicato dos trabalhadores Rurais: Manoel Jose da Silva: SINTRAF: Socorro Santos: Fórum de Associações Rurais: Maria Eliene Santos, Vitoria Santos, Cicero Lenilson, Francisco de Sales Medeiros. Terezinha Ferreira.
Por fim o coordenador do Fórum o senhor Cleiton Wallace, agradeceu a presença de todos os presentes e deu por encerrada a reunião.

Nenhum comentário :

Postar um comentário