terça-feira, 15 de agosto de 2017

Pente fino encontra 60 mil recebendo BPC irregularmente



 Via MDA

O Ministério do Desenvolvimento Social identificou mais de 60 mil pessoas recebendo o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, de maneira irregular. O pente-fino faz parte do processo de aperfeiçoamento dos programas sociais do governo federal. A estimativa é que os cancelamentos gerem uma economia de aproximadamente 670 milhões de reais por ano.

Entre as irregularidades, havia quase 17 mil benefícios sendo pagos para pessoas que já morreram. Os pagamentos foram cancelados. Somente com esta ação, o cálculo de economia por ano é de 190 milhões de reais.

Nos outros 43 mil casos, as pessoas tinham renda maior que o valor máximo fixado para ter direito ao benefício. O governo descobriu a irregularidade após realizar uma série de cruzamentos de bases de dados.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destacou que as revisões se tornaram uma prática comum desde que assumiu a pasta. No Bolsa Família, por exemplo, foi constatado que mais de 1 milhão de pessoas tinham renda superior ao exigido para receber o recurso. Já no auxílio-doença do INSS, já foram economizados 2,6 bilhões de reais com o cancelamento de pagamentos indevidos. O ministro Osmar Terra ressalta a importância de fazer uma boa gestão dos gastos públicos.

Em todo o país, mais de 4 milhões e meio de pessoas recebem o Benefício de Prestação Continuada – entre idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência. O benefício custa cerca de 50 bilhões de reais por ano aos cofres públicos.

Reportagem, André Luiz Gomes
 
Ouça aqui (2'33)

Nenhum comentário :

Postar um comentário