sábado, 19 de agosto de 2017

Programa Rota Intertv em Lagoa Nova: Escolha do Prato Típico Gera Polêmica nas Redes Sociais




No último sábado (19), a comunidade Lagoanovense aguardava com grande expectativa a exibição do Programa Rota Intertv, que prometia destacar diversos aspectos da rica cultura local. No entanto, o que era para ser uma celebração da identidade e tradições da cidade, acabou se tornando motivo de polêmica e risadas nas redes sociais.

Um dos momentos mais comentados foi o quadro dedicado à culinária local, no qual a equipe do programa escolheu uma moradora para preparar um prato típico da região. No entanto, a produção se viu envolvida em uma situação inusitada ao eleger o "pilato frito" como representante da gastronomia local.

O apresentador, visivelmente confuso, expressou desconhecimento sobre a suposta espécie de peixe "pilato". Chegou até a perguntar ao participante se a receita poderia ser feita também com tilápia, revelando sua falta de familiaridade com o termo utilizado em muitas regiões do nordeste para se referir à tilápia.

Após a exibição do programa, as redes sociais rapidamente se encheram de comentários, críticas e piadas relacionadas à escolha do prato "típico" de Lagoa Nova. Muitos internautas questionaram a falta de pesquisa prévia da equipe sobre as peculiaridades locais e expressaram sua decepção com a representação equivocada da culinária da cidade.

Vale ressaltar que a confusão entre os termos "pilato" e "tilápia" é comum em algumas regiões nordestinas, mas a escolha do prato para representar Lagoa Nova gerou um mal-estar inesperado entre os espectadores.

A produção do Programa Rota Intertv não se manifestou sobre a polêmica, mas a repercussão nas redes sociais destaca a importância da pesquisa e do respeito às particularidades culturais de cada localidade ao apresentar conteúdos regionais em programas de alcance nacional. A lição aprendida com esse episódio serve como alerta para futuras produções televisivas que buscam retratar a diversidade cultural brasileira de maneira autêntica e precisa.


Nenhum comentário :

Postar um comentário