sexta-feira, 28 de julho de 2017

Órgãos públicos adquiriram mais de R$ 58 milhões da agricultura familiar somente nos primeiros seis meses de 2017


As oportunidades para os agricultores familiares estão crescendo. Resultado dos esforços do governo federal para garantir mercado aos pequenos produtores. Somente nos primeiros seis meses deste ano, os órgãos públicos federais e estaduais já compraram mais de cinquenta e oito milhões de reais em produtos da agricultura familiar em todo o país. O valor já está próximo do total registrado ao longo de todo o ano de 2016, que foi de sessenta e um milhões. Nesta quinta-feira, representantes da União e de organizações produtivas estiveram reunidos em Brasília para debaterem e avaliarem as ações da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A meta do governo federal é chegar a R$ 260 milhões até o final do ano. De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, o resultado alcançado pelo o programa no primeiro semestre simboliza o esforço permanente do governo e a importância do incentivo para quem vive da terra.
Hoje, um decreto do governo determina que pelo menos 30 por cento dos alimentos adquiridos por órgãos públicos federais venham da agricultura familiar. De acordo com o assessor de política agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Décio Sieb, as compras institucionais garantem renda e preço justo para os mais de 15 milhões de homens e mulheres do campo, mas podem crescer ainda mais. A maior parte das compras é realizada por órgãos das Forças Armadas. O comandante José Ferreira de Barros é coordenador nacional do programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa, que atende cerca de 22 mil crianças, e vê a ampliação da modalidade de compras como um momento único do país.
O Ministério do Desenvolvimento Social está trabalhando para que os órgãos públicos ampliem este tipo de compra. Seminários regionais estão aproximando agricultores e gestores dos órgãos que realizam as compras. Para saber mais sobre as chamadas públicas abertas em todo o país, é só acessar o portal www.comprasagriculturafamiliar.gov.br //

Nenhum comentário :

Postar um comentário