sábado, 22 de julho de 2017

Equipes da UFRN visitarão 25 cidades

Tribuna do Norte
Entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, um verdadeiro 'batalhão' formado por alunos, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal do RN vai se voltar para o interior e visitar 25 municípios do RN. É a edição 2017 do “Trilhas Potiguares”, projeto de extensão da universidade que desde 1996 promove interação entre a comunidade acadêmica e pequenos municípios do Estado - com até 15 mil habitantes - que demonstrem interesse em participar do Programa.
Este ano, o programa alcançará 25 municípios de todas as regiões do RN. O grupo é formado por mais de 350 alunos e 30 coordenadores - entre professores e técnicos administrativos da UFRN.
 
Reitora Ângela Paiva reúne prefeitos para assinar convênios da edição 2017 do projetos “Trilhas Potiguares” que começa dia 29 Foto de: Foto:Itamar de Morais Nobre
“O programa é uma resposta à população quanto aos investimentos realizados na academia e tem levado o nome do estado a todo o Brasil, uma vez que palestras estão sendo ministradas em todo o país sobre o Trilhas. Observando assim o programa, podemos dizer da sua importância para a economia, desenvolvimento econômico e social, tendo em vista a troca de experiências entre gestão do município e universidade” esclareceu Breno Cabral, Pró-reitor adjunto de Extensão da UFRN.
No ano passado, dez cidades receberam ações do Trilhas Potiguares, envolvendo uma média de 70 alunos e 15 cursos diferentes.

Expectativa
Embarcando no Trilhas Potiguares pela segunda vez, Julia Carvalho, estudante de jornalismo, não esconde sua paixão pelo programa. Ela trata como um dever inerente a todos os alunos de uma instituição pública de ensino transmitir parte do conhecimento que lhes é ofertado a pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades, enxergando no projeto de extensão uma ferramenta eficaz pela qual essa transmissão pode ser realizada.
Cursando o quinto semestre da graduação, Julia está indo ao município de Pureza e, esse ano, levará aos moradores uma oficina de fotografia e escrita criativa. “Pureza é uma cidade linda, recheada de belezas naturais e com grande potencial turístico, mas não conta com ferramentas de divulgação adequadas. Pretendo passar à comunidade noções básicas de fotografia pelo celular e maneiras diferenciadas de promover o município através de uma escrita adequada a cada meio que eles decidirem utilizar. Pensamos que estamos fazendo pouco, mas esse trabalho pode ser de uma riqueza imensurável para a comunidade. ”
O que
O “Trilhas Potiguares” é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Lançado em1996, o projeto promove interação entre a comunidade acadêmica e pequenos municípios do estado - com até 15 mil habitantes - que demonstrem interesse em participar do Programa.
Municípios
A ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão, enquanto o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares. As ações envolvem os mais variados temas, escolhidos com base em diagnósticos e demandas levantadas durante a etapa de preparação e elaboração dos projetos de intervenção nas comunidades selecionadas, identificando suas necessidades, procurando inserir políticas direcionadas ao desenvolvimento social, educação ambiental e em saúde, inovação tecnológica, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população, sempre respeitando os contextos sociocultural e ambiental dessas localidades.

Nenhum comentário :

Postar um comentário