sexta-feira, 14 de abril de 2017

INSS: pente-fino no auxílio-doença gera economia de R$ 1,6 bilhão


Resultado de imagem para INSS: pente-fino no auxílio-doença gera economia de R$ 1,6 bilhão
 O pente-fino no benefício de auxílio-doença do INSS já gerou uma economia de um bilhão e 590 milhões de reais para o Fundo de Previdência Social. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Até agora, foram realizadas 87 mil e 500 perícias em todo o país. 84% dos exames resultaram no cancelamento do benefício.Na maior parte dos casos, as avaliações médicas apontaram que as pessoas já estavam aptas para voltar ao trabalho. Há também pessoas que foram chamadas, mas não compareceram à perícia.
Neste primeiro momento, o INSS está convocando todos os beneficiários do auxílio-doença que há mais de dois anos não passavam por perícia. Também serão chamados aqueles que recebem aposentadoria por invalidez,  têm menos de 60 anos e que estejam há dois anos sem avaliação médica.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, destaca o esforço que o governo federal vem fazendo para aperfeiçoar a gestão de programas sociais, evitando desperdícios com pagamentos indevidos e destinando os recursos públicos para quem realmente precisa.
 O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame, lembra que uma pessoa que recebe um benefício do INSS indevidamente lesa duas vezes o Fundo de Previdência.A primeira porque não contribui para o fundo, a segunda porque fica com o dinheiro que deveria ser destinado a outra pessoa.


 As revisões periódicas são obrigatórias, mas não estavam sendo realizadas pelo governo passado. No total, 1 milhão e 700 mil pessoas deixaram de passa  pela perícia nos últimos anos.

A estimativa do governo federal é que as revisões do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez gerem uma economia de 8 bilhões de reais para os cofres públicos.

A convocação é feita por carta com aviso de recebimento. Após o comunicado, o segurado tem cinco dias úteis para agendar a perícia pelo número 135. O beneficiário que não atender a convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário