terça-feira, 7 de março de 2017

Governo reajusta em 45% repasses para atendimento da Assistência Social


O governo federal está fortalecendo a assistência social. O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário vai aumentar em 45 por cento o valor que é repassado aos municípios para o atendimento à população vulnerável nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O dinheiro será repassado aos fundos municipais a partir de junho deste ano. Desde 2013, o valor destinado às prefeituras não sofria reajuste.
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, destaca que o aumento faz parte da ação do governo federal para a valorização do Sistema Único de Assistência Social, o Suas, e se soma a outras medidas. Terra lembra que, no fim do ano passado, o ministério quitou os atrasos deixados pelo governo anterior nos repasses para a assistência so cial em 2014 e 2015. O governo também está trabalhando para colocar em dia todos os pagamentos de 2016./ Para o ministro, o reajuste tem o objetivo de promover uma melhor qualidade dos serviços oferecidos à população nos Cras. 
Os recursos podem ser utilizados para o pagamento de profissionais que atuam no Cras ou para a manutenção das unidades. De acordo com o diretor do Departamento de Gestão do Suas, Luis Otávio Farias, o município tem total autonomia na utilização do valor repassado.
Para os municípios com menos de 20 mil habitantes o valor dos repasses federais aumentou de 6 mil reais para 8 mil e 700 reais por mês.Nos municípios com população entre 20 e 50 mil habitantes, os valores subiram de nove para 13 mil reais mensais. Os municípios com mais de 50 mil habitantes vão receber 17 mil e 400 reais. Antes o repasse era de 12 mil mensais. 
Para receber os valores integrais, as unidades devem estar em dia com as exigências relacionadas à qualidade do atendimento da assistência social, como um quadro mínimo de profissionais, de infraestrutura e de atividades desenvolvidas. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário