terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Parcela de fevereiro do Bolsa Família injeta mais de R$ 2 bilhões na economia

Começou nesta semana o calendário de pagamento da parcela de fevereiro do Bolsa Família. Este mês o programa vai injetar mais de 2 bilhões, 453 milhões de reais na economia do país. Mais de 13 milhões 660 mil famílias vão receber o benefício. São pessoas como a Sirlei Amaral.  Ela aguardava na fila para ter acesso ao benefício e a partir de fevereiro irá receber pela primeira vez. A Sirlei conta que o Bolsa Família irá ajudar nas despesas com os estudos da filha de 8 anos.
Resultado de imagem para Parcela de fevereiro do Bolsa Família injeta mais de R$ 2 bilhões na economia

Para incluir pessoas que aguardavam na fila como a Sirlei é que o ministério do Desenvolvimento Social e Agrário vem aperfeiçoando a gestão do programa. O pente-fino, realizado a partir do cruzamento de informações de diversas bases de dados do governo, identificou mais de 1 milhão e 100 mil famílias que tinham renda superior ao que declaravam ao Cadastro Único e não se enquadravam mais nas regras do Bolsa Família. Estas pessoas tiveram o benefício bloqueado ou cancelado. No lugar delas foi possível destinar os recursos para quem realmente precisa, zerando a fila de espera. Em janeiro foram incluídas no programa todas as 460 mil pessoas que estavam à espera do Bolsa Família. O ministro Osmar Terra afirma que o processo de cruzamento de dados será permanente para que a fila de espera seja cada vez menor e o Bolsa família seja pago sempre para quem realmente precisa.

O pagamento do Bolsa Família acontece de forma escalonada. No primeiro dia, podem sacar os beneficiários que possuem o Número de Identificação Social, o NIS com final 1. No segundo dia, os com final 2 e assim por diante. O valor repassado por família depende do número de pessoas que moram na residência, da idade de cada um e da renda declarada no Cadastro Único e fica disponível para saque por até 90 dias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário