terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Nota dos vereadores sobre o programa de corte de terra

Caros lagoanovenses,

Com muito respeito e carinho que nos dirigimos até vocês para falar de um assunto que muito tem se discutido esta semana, o Programa Corte de Terra, programa este que tem por objetivo preparar o solo para receber as sementes neste período chuvoso, pois bem, como pudemos observar em publicações de alguns vereadores e militantes em redes sociais e até mesmo em conversas com agricultores e líderes rurais, que nós vereadores da oposição estaríamos barrando e/ou dificultando a execução do referido programa em nossa Zona Rural. Na verdade, não somos contra ao corte de terra, acreditamos que seja um benefício merecido ao trabalhador rural, fomos contra apenas, em alguns pontos que não ficaram claros.

Primeiro:

Indagamos, qual o motivo de mudar essa lei que já existe justo na semana de iniciar o corte de terra? Tendo em vista os efeitos em vigor da lei 525/2016, assim sendo o Senhor Prefeito está totalmente acobertado legalmente e com recurso disponível na dotação orçamentária da prefeitura, ou seja, ele não possui motivos para o momento de mandar esse projeto de alteração de lei para a câmara municipal.

Segundo:

Não foi feito nenhum tipo de divulgação ou cadastro nas associações das comunidades rurais, o que houve foi uma escolha política por parte de alguns funcionários da Secretaria Municipal de Agricultura e de alguns vereadores que por motivos políticos fizeram a escolha dos beneficiários seletivamente. Esta informação foi confirmada em reunião com as Associações que teve as seguintes deliberações: “que o levantamento de demandas e planejamento do programa corte de terra, seja feito conjuntamente com as Associações;
“Criação de cronograma de atendimento estabelecendo datas, quantidade de agricultores atendidos diariamente”.

Terceiro:

O que nós, enquanto vereadores da oposição queremos é que as terras sejam cortadas sem distinção, queremos que todos os agricultores que estejam dentro dos critérios de atendimento do programa sejam contemplados, sabemos que as prefeituras, os estados e o país encontram-se com problemas e por crises financeiras sem precedentes, contudo não tem condições financeiras de fazer para todos tal benefício, mas que seja feita ao menos para os mais necessitados e de menor área de propriedade, se esse ano não se pôde beneficiar com as duas horas e meia do projeto atual existente que beneficie com uma hora cada produtor rural.
O que inadmissível e imoral é sair acusando os vereadores da oposição de querer travar o corte de terras dos agricultores, isso além de uma mentira sem cabimento é uma forma arcaica, inescrupulosa e altamente maldosa de querer colocar a culpa por não ter realizado o benefício aos agricultores que já estão sendo tão afetados por cinco anos de seca na nossa região.
Esperamos sinceramente que os que querem nos difamar e nos denegrir que sejam dignos e respeitosos de maneira que possam se retratarem perante a sociedade para assumirem os seus erros. Nosso anseio é que o poder executivo procure ser mais claro e objetivo na aplicação destas políticas públicas, pois, sobretudo, a prefeitura e os poderes legalmente constituídos são para todos sem exceção e sem politicagem com os mais necessitados.

Atenciosamente:



Antonio de Mariquinha

Bilouro
Junior de Joquinha
Leandro Costa
Manoel Frade
Val Araujo

Nenhum comentário :

Postar um comentário