quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Escola de Governo abre inscrições para curso preparatório para a aposentadoria

Estão abertas a partir desta quarta-feira (8) as inscrições para a primeira turma de 2017 do Curso de Preparação para a Aposentadoria, voltado para servidores públicos estaduais que estão próximos de se aposentar. Os interessados têm até o dia 22 de fevereiro para se inscrever. O formulário de inscrição pode ser acessado no site www.escoladegoverno.rn.gov.br.
A capacitação é uma iniciativa do Programa de Apoio à Aposentadoria na Administração Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Proap), coordenado pela Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), em consonância com o Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST). O curso será realizado em Natal, na sede da EGRN, sempre às quartas-feiras, das 8 às 12h, durante oito semanas. Os encontros iniciarão no dia 8 de março.
Em 2017, a carga horária do curso foi ampliada por causa da inserção de dois módulos novos na grade: empreendedorismo e educação financeira. De acordo com Selma Vasconcelos, coordenadora do Proap, essa inclusão é uma demanda das turmas anteriores. “Além disso, com mais encontros, agora os servidores ganham mais tempo para se dedicar à construção e apresentação do projeto de vida, que é a nossa última atividade do curso”, ressalta.
Ainda segundo a coordenadora, estão previstas mais cinco ofertas do curso para este ano, com outras turmas realizadas em Natal e também no interior. “Entre essas ofertas, promoveremos uma capacitação exclusiva para facilitadores na região oeste, a fim de que outras pessoas possam aprender com nossos conteúdos para implantação em seus órgãos”.
O Curso de Preparação para a Aposentadoria será ministrado por servidores envolvidos com o PQVST, psicólogos, especialistas jurídicos e financeiros, nutricionistas e educadores físicos. O objetivo é capacitar o servidor público estadual na transição trabalho-aposentadoria e seus aspectos psicossociais e legais envolvidos; em suma, é ajudar as pessoas a se organizarem da melhor forma para viver bem o período fora do campo formal de trabalho.
Proap
O Programa de Apoio à Aposentadoria foi criado com a finalidade de acolher, orientar, refletir e discutir acerca da transição trabalho-aposentadoria dos servidores públicos do Estado. Em 2016, promoveu quatro ofertas do Curso de Preparação para a Aposentadoria, sendo três em Natal e uma em Mossoró, além de duas edições do Encontro sobre Aposentadoria.
Especificamente, o Proap tem como objetivos: debater temáticas que amadureça o servidor, estimulando-o a construir seu projeto de vida pós-carreira; auxiliar no resgate da autoestima do servidor público estadual em fase de transição trabalho-aposentadoria; trabalhar a ansiedade, medo e outros aspectos que marcam a fase pré-aposentadoria; ajudar na organização das finanças, esclarecer sobre a legislação previdenciária e participação cidadã, além de novos rumos para a fase pós-carreira; entre outros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário