quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

RIO GRANDE DO NORTE:Ministério da Saúde deve vacinar 62,6 mil meninos no estado contra o HPV

 
REPÓRTER: Meninos de 12 e 13 anos já podem se vacinar contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, 62.118 meninos desta faixa etária e outros 520 jovens que vivem com HIV/aids podem receber a vacina.Só em 2017, 3 milhões e 600 mil meninos devem ser imunizados em todo o Brasil. A vacina contra o HPV era aplicada desde 2014, mas apenas em meninas. A coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingue s, conta como foi possível a extensão do público sem nenhum custo extra para o governo.
 
SONORA: Carla Domingues, coordenadora do Prog. Nacional de Imunização do MS.
“Com a mudança do esquema vacinal, que antes era de três doses e agora passou a ser duas doses, o Ministério da Saúde, ao invés de diminuir o quantitativo de vacinas a serem adquiridas, resolveu comprar o mesmo quantitativo. Agora é possível também vacinar os meninos sem aumento adicional de recursos do Ministério da Saúde”.
 
REPÓRTER: Assim como as meninas, os meninos devem tomar duas doses. A segunda é seis meses depois da primeira. Vacinados, eles vão estar imunes ao vírus, que pode causar neles câncer de pênis, ânus e garganta. Além de outras doenças mais comuns, como explica a coordenadora de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues.
 
SONORA: Carla Domingues, coordenadora do Prog. Nacional de Imunização do MS.
“Estaremos protegendo tanto meninas quanto meninos das verrugas genitais. Uma DST importante que causa grandes problemas de saúde à população e nós poderemos ter uma população, quando chegar na fase adulta, já livre dessas doenças”.
 
REPÓRTER: Com a vacinação dos meninos contra o HPV, o Brasil se torna o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a imunizar o público masculino. Até 2020, gradativamente, o Ministério da Saúde pretende estender a faixa-etária, vacinando meninos de 9 a 13 anos.
 
Reportagem, Erika Braz.

Nenhum comentário :

Postar um comentário