Em três anos, mais de 268
mil novas vagas no ensino médio integral serão oferecidas no País
Entre 2017 e 2020, 530
escolas em todos os estados vão oferecer 268 mil novas matrículas para
estudantes do ensino médio em tempo integral. O Ministério da Educação divulgou
a lista com as instituições que tiveram o pedido de adesão ao Programa de
Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral deferido.
A primeira parcela de R$
230 milhões para implantação do programa será repassada logo no início deste
ano. Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, a antecipação facilitará o
início do programa para que as secretarias de Educação possam contar com esse
orçamento no início de 2017. “Inicialmente, esse primeiro repasse seria de R$
150 milhões, mas demos prioridade e esse programa por entendermos a
complexidade desse processo inicial de implantação”, ponderou.
O cálculo do valor
repassado pelo MEC é de R$ 2 mil ao ano por aluno, com o total representando
cerca de 52% do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “O objetivo
dessa política pública é estabelecer uma iniciativa indutora de educação
integral ao jovem, com apoio aos estados para que convertam unidades regulares
em escolas em tempo integral”, explicou o ministro.
A admissão dos alunos
ocorreu por proximidade da escola pública de origem ou local de moradia.
Escolas e regiões de vulnerabilidade social ou com baixos índices
sociodemográficos tiveram prioridade na seleção. Ao todo, as secretarias de
Educação inscreveram 296 mil estudantes de 596 escolas. Destas, 66 unidades de
ensino tiveram as inscrições indeferidas com base nos critérios estabelecidos
pelo programa.
Pioneirismo
De acordo com o ministro
Mendonça Filho, o programa é uma iniciativa pioneira em termos de políticas
públicas, via governo federal. “As escolas em tempo integral existentes hoje,
nos estados, foram implementadas por iniciativa própria”, afirmou. “Essa
política de fomento à educação em tempo integral terá apoio efetivo para a
expansão nas redes estaduais de todo o País, com uma proposta baseada não
apenas em mais tempos de aula, mas em uma visão integrada do estudante."
Segundo Mendonça Filho, a
política de fomento à educação em tempo integral é eficaz e tem mostrado
resultados altamente positivos no ensino médio em estados como Amazonas, Goiás,
Rio de Janeiro e, mais notadamente, em Pernambuco.
Fonte: Portal Brasil, com
informações do Ministério
da Educação
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