sábado, 21 de janeiro de 2017

Prazo para adesão de municípios ao programa Criança Feliz termina nas próximas semanas


Municípios interessados em participar do Criança Feliz têm até 10 de fevereiro para aderir ao programa. Ação do governo federal tem o objetivo de acompanhar e estimular as crianças nos primeiros anos de vida. Os filhos de beneficiários do Bolsa Família serão acompanhados da gestação aos três anos de idade. Nas famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o atendimento será até os seis anos.
 
Até agora, mais de 1000 municípios já preencheram o termo de aceite ao programa, que está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, no www.mds.gov.br.
 
Depois do preenchimento do termo de aceite, a participação no Criança Feliz deve ser aprovada no Conselho Municipal de Assistência Social. Além disso, a prefeitura precisa elaborar um plano de ação para o município de como serão realizadas as visitas domiciliares.
 
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, destaca que cuidar das crianças, dando estímulo para que elas se desenvolvam, é uma das melhores formas de enfrentar a pobreza. Ele destacou a importância das ações e convocou os prefeitos a aderirem ao Criança Feliz.
 
É lá no município que nós conseguimos todos os atores necessários para executar o programa. O programa está focalizado nos municípios, mas ele tem uma articulação estadual, e uma articulação nacional, com recursos basicamente do governo federal. Então os prefeitos, à medida que vão tomando conhecimento, nós queremos chegar a todos os municípios brasileiros. É um programa para cuidar das crianças, estimular da maneira adequada, orientar as famílias para que haja um estimulo bem feito das crianças, principalmente nos primeiros mil dias de vida. Um estímulo que vai ajudar essas crianças a desenvolver todas as suas potencialidades.
 
Lançado pelo governo federal, o Criança Feliz irá fortalecer as políticas públicas para a primeira infância. As famílias contarão com visitas domiciliares para mostrar aos pais a melhor forma de estimular os filhos. O programa também terá ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. Até 2018, o governo federal pretende atender cerca de 4 milhões de crianças.
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário