quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Ministério apoia gestores no planejamento e na execução dos recursos da Assistência Social


Todos os meses o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário transfere recursos para estados e municípios por meio do Fundo Nacional de Assistência Social. Mas tanto para quem assume as prefeituras agora, como para quem já atua como gestor da assistência social, existem muitas dúvidas sobre como o dinheiro pode ser utilizado. Para esclarecer isso, o Fundo Nacional de Assistência Social promove oficinas de capacitação voltadas para gestores, secretários e conselheiros. O objetivo é esclarecer sobre o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social e a melhor aplicação dos recursos. 

Reformas, adaptações para garantir melhor acessibilidade, deslocamento de equipe e de usuários, locação de veículos quando a frota não for suficiente, manutenção dos carros da assistência social e até pagamento de água, energia, telefone e internet são alguns dos gastos que podem ser custeados com o repasse federal. 

Mas são os gastos com pessoal que mais preocupam os gestores municipais e estaduais que procuram o fundo para esclarecimentos. De acordo com a diretora executiva do Fundo Nacional de Assistência Social, Dulcelena Martins, o Conselho Nacional de Assistência Social, o CNAS, alterou uma resolução e agora é permitida a utilização de 100% dos recursos para garantir os salários dos técnicos concursados que trabalham no atendimento ao cidadão. 

A diretora destaca que é muito importante que os gestores da área saibam onde e como utilizar os recursos. O resultado é a melhoria dos serviços prestados à comunidade. 

TEC SONORA DULCELENA MARTINS 
9’54 - 10’24 - “Com certeza vai ser a melhor alocação dos recursos, você empregar melhor naquilo que a população necessita, você fazer um planejamento para que esse recurso venha trazer os bens e aquisições que a sociedade está necessitando, que aquela comunidade, que é o público da assistência social. Ao empregar melh or esse recurso você vai estar dando melhor atendimento a essa parcela da população. 

LOC: Lídia Jordão é vice-prefeita e secretária de Assistência Social de Araxá, em Minas Gerais./ Ela disse que não bastar ter o dinheiro disponível, é preciso saber como usá-lo da melhor maneira possível./Para ela, a aplicação adequada dos recursos é que vai garantir melhores resultados. 

TEC SONORA LÍDIA JORDÃO 
0’20 – 1’26 - Estar hoje neste encontro do Fundo Nacional de Assistência Social é motivo de conhecimento das melhores formas de aplicações de recursos..... E nós que estamos na ponta das atividades desses recursos temos que saber qual a melhor forma para agir de forma correta e adequada. A melhoria da gestão passa pela aplicação adequada dos recursos. Se nós soubermos aplicar os nossos recursos de uma forma correta e adequada, principalmente obedecendo os critérios da lei, nós consequentemente teremos melhores resultados. 

LOC: Neste primeiro semestre, as capacitações visam a elaboração do Plano Plurianual dos municípios e a construção da proposta orçamentária para 2018. A próxima oficina está programada para o início de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: apoiotecnico.fnas@mds.gov.br. Mais informações pelo telefone (61) 2030-1824. 

Reportagem, Roberto Rodrigues

Nenhum comentário :

Postar um comentário