terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Governo federal zera lista de espera do Bolsa Família em janeiro

O governo federal zerou a fila de espera do Bolsa Família.  Em janeiro, foram incluídas no programa todas as 460 mil pessoas pobres e extremamente pobres que estavam no Cadastro Único e aguardavam uma vaga para começar a receber o benefício. Isso é resultado do esforço de gestão realizado para destinar o benefício a quem realmente precisa. A partir de um cruzamento de dados com diversas bases de informações, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário vem conseguindo identificar pessoas que recebiam indevidamente o Bolsa Família.

Em novembro do ano passado, foi constatado que mais de 1 milhão e 100 mil beneficiários em todo o país  não estavam mais dentro dos requisitos do programa. A maioria tinha renda superior à declarada no Cadastro Único. O processo de cruzamento de dados será permanente. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, a medida faz parte do aperfeiçoamento realizado para fortalecer o programa e garantir que o benefício seja pago a quem necessita.


Novas bases de dados, como informações fornecidas pela Receita Federal, deverão integrar o pente-fino do Bolsa Família. Este processo permanente de gestão e batimentos permitiu, por exemplo, a identificação e cancelamento do benefício de 1.570 vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2016. A ação é resultado de um convênio firmado com o Tribunal Superior Eleitoral. O ministro Osmar Terra destaca a importância de aumentar o controle do gasto público.


O Bolsa Família é destinado a famílias extremamente pobres, que tem renda por pessoa de até 85 reais, e famílias pobres, em que a renda individual não ultrapassa 170 reais. Atualm ente, 13 milhões e 560 mil famílias recebem o benefício, o que equivale a mais de 50 milhões de brasileiros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário