quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Programas sociais do Governo Federal priorizam o cuidado e a atenção às crianças

Resultado de imagem para Programa Criança Feliz
Amar, brincar e cuidar, com estas ações os pais podem garantir um futuro melhor para os filhos. Esse é um dos principais conceitos do Programa Criança Feliz lançado na semana passada pelo governo federal. Com a atenção à primeira infância, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário vai aprimorar a assistência à criança. Todas as semanas, técnicos treinados vão visitar as casas dos beneficiários do Bolsa Família. Eles vão ensinar aos pais e mães como estimular os filhos da maneira correta, brincando, lendo, conversando com as crianças. É no início da vida que a pessoa desenvolve as competências essências para o futuro. A Tarciane da Cruz, que mora lá em Pelotas no Rio Grande do Sul, sabe como isso funciona. Ela e os três filhos já recebem um acompanhamento parecido, feito pelo programa Primeira Infância Melhor, do governo gaúcho. A dona de casa conta que o estímulo que as crianças recebem desde que nasceram fez toda a diferença no desenvolvimento delas.

O Bolsa Família também é responsável por transformar realidades. Como em muitas casas, a Tarciane usa os 124 reais que recebe do programa para por comida na mesa dos filhos. Mas não é só dinheiro que o programa traz, é a garantia de que as crianças freqüentam a escola e recebem o acompanhamento de saúde. A Tarciane acredita que essas ações vão permitir que os filhos tenham um futuro melhor.
13 milhões e oitocentas mil famílias recebem o Bolsa Família no Brasil. Pelas regras do programa, as crianças menores de 7 anos precisam estar com a carteira de vacinação em dia. Já as gestantes devem fazer o pré-natal corretamente. E nada de faltar aula, a frequência escolar também é acompanhada. O médico e cientista Cesar Victóra é um dos pesquisadores mais importantes do país na área. Ele destaca que os programas sociais garantiram avanços importantíssimos para toda uma geração.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirma que o governo está aperfeiçoando os programas sociais para atender melhor a população.

O Programa Cisternas trabalha para aliviar as dificuldades da vida no sertão. Quase 3 mil escolas já receberam os reservatórios para armazenar a água da chuva. São eles que garantem o abastecimento nos períodos de seca mais severa e permitem que crianças e adolescentes continuem a estudar. Já nos Centros de Referência da Assistência Social, as crianças também recebem toda a atenção.Com brincadeiras e atividades pedagógicas, temas sérios, como violência doméstica, trabalho infantil e exclusão social, são trabalhados com os pequenos. São ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário voltadas para garantir um futuro melhor para os brasileirinhos. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário