sábado, 1 de outubro de 2016

Mostra de curtas no Paranoá, no DF exibe filme de cineasta Lagoanovense

Quatro filmes produzidos no DF serão exibidos pela primeira vez no festival. Curta feito de crianças do Recanto das Emas participa como convidado.
Diretor e roteirista do curta-metragem 'A vida tem dessas coisas', Januário Jr.  (Foto: Divulgação/Vladimir Cabral)
Diretor e roteirista do curta-metragem 'A vida tem dessas coisas', Januário Jr. (Foto: Vladimir Cabral/Divulgação)
A primeira edição da Mostra Curtas Paranoá exibe seis produções cinematográficas do Distrito Federal  neste sábado, 1º de outubro, às 19h, no Centro de Cultura e Desenvolvimento da região (Cedep). O evento é uma realização independente do diretor Januário Jr., que gravou o primeiro curta-metragem da carreira no Paranoá. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
Para Januário, a mostra é uma forma de dar visibilidade a produções independentes que não conseguem espaço em grandes festivais. O curta dele concorreu ao processo seletivo da Mostra Brasília para o 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que começou nesta quarta (21), mas não foi selecionado.
"A intenção é que seja uma mostra complementar ao Festival", afirma o diretor. Januário pretende fazer edições anuais do evento, com programações mais extensas, uma categoria competitiva, oficinas e debates. "Quero mostrar para a galera que é possível produzir filme por aqui."
Cena do filme 'A vida tem dessas coisas', de Januário Jr., organizador da Mostra Curtas Paranoá (Foto: Divulgação/Vladimir Cabral)
Cena do filme 'A vida tem dessas coisas', de Januário Jr., organizador da Mostra Curtas Paranoá (Foto: Julio CL Andreo/Divulgação)
Quatro curtas produzidos no DF com entre 15 e 25 minutos serão exibidos, pela primeira vez em público, na categoria principal: "A vida tem dessas coisas", "#Ocupação", "À margem do universo" e "O último Natal".
Outros dois participam como convidados: "À flor da pele", de quatro minutos de duração, e "Conexão", produzido por alunos do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 602, no Recanto das Emas. Em dois minutos, o filme narra uma história de bullying no ambiente escolar. O primeiro curta de Januário Jr., "A vida tem dessas coisas", foi gravado no Setor de Oficinas da região e quem protagoniza a história é Marcello Melo Jr., que interpreta o  pescador Tiago na novela "Sol Nascente", da TV Globo.
Em 17 minutos, o filme conta a história do mecânico Josias, que saiu do interior do Nordeste para ganhar a vida em Brasília e o único meio possível de comunicação com a mãe, que ficou para trás, é o orelhão. O filme foi patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura em 2014 e será exibido na abertura da mostra.
“O orelhão foi e ainda é muito importante na vida das pessoas mais simples para se comunicar com familiares distantes, para namorar e até para pedir música na rádio”, afirma o diretor sobre a escolha de centralizar a trama no telefone público.

"A vida tem dessas coisas"

O mecânico Josias se muda para Brasília em busca de emprego. Depois de um mês sem contato com a família que ficou no interior do Nordeste, ele consegue atender à ligação da mãe, mas os créditos do cartão acabam antes de a conversa terminar.
Direção: Januário Jr.
Roteiro: Januário Jr.
Produção: Oitava Arte
Elenco: Silvia Paes, Marcello Melo Jr., Jefferson Leão, Andréa Alfaia, João Gott, Tauã Franco, Tiago Santos e Tullio Guimarães


Nenhum comentário :

Postar um comentário