sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Aulas do curso de operador de computar iniciam próxima segunda(19)

Segunda feira dia 19 de setembro terá início o curso de operador de computador, parceria entre a prefeitura de Lagoa Nova, através da secretaria municipal de assistência social e o SENAI.
Com carga horária de 160 horas, e com 90 alunos inscritos, as aulas serão realizadas na unidade de móvel de informática do SENAI, estacionada ao lado do mercado público nos  turnos; matutino, vespertino e noturno.

OBJETIVO GERAL:

Propiciar conhecimentos para utilização de aplicativos de escritório utilizados na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos, pesquisa e navegação na internet, usando correio eletrônico, instalando sistema operacional, aplicativos de escritórios e periféricos, organizando a entrada e saída de dados em sistemas de informação e selecionando sistema de aplicação a partir da avaliação do usuário, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer e aplicar os recursos dos softwares de edição de planilha, texto, apresentação de slides e banco de dados;
·         Entender e utilizar programas, ferramentas e/ou aplicativos básicos em Informática necessários ao desenvolvimento de atividades em diversas áreas profissionais.
PERFIL PROFISSIONAL:
Ao término do curso, o aluno será capaz de utilizar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados e sistemas computacionais.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser entendida como um processo que fornece informações para melhoria do ensino e aprendizagem, tendo função de orientação, apoio, assessoria e não de punição ou simples decisão final para promoção ou retenção do aluno. O registro da avaliação deve ser feito de acordo com os termos do Regimento Interno Unificado das Unidades de Ensino.

METODOLOGIA:
As estratégias pedagógicas e atividades de avaliação a serem implementadas, visando o alcance do objetivo e o desenvolvimento das competências previstas, deverão ser contempladas no Planejamento de Ensino.


CONTEÚDO FORMATIVO:

SISTEMA OPERACIONAL
- História da computação, Hardware e Software; Interface gráfica do Sistema Operacional Windows 7, trabalhando com as janelas e botão de energia; Ferramentas do sistema, a barra de tarefa do Windows 7, particionando HD, backup e ajuda do Windows 7; Novos recursos do acessório, configurando as opções de pastas, código de extensão e pesquisando pastas e arquivos. Trabalhando com Bibliotecas, Pastas e Arquivos; Utilizando os principais acessórios do Windows 7 e usando as opções de atalhos; Configurações aparência do sistema, mouse, hora e utilizando os Gadgets.

EDITOR DE TEXTO
- Introdução ao MS Office Word; Operações básicas; Operações no texto; Parágrafos, margens e tabulações; Configuração, numeração e estilização; Manipulando blocos de texto; Cabeçalhos e Rodapés; Imprimindo documento; e Trabalhando com tabelas.

PLANILHA ELETRÔNICA
- Introdução ao MS Office Excel; Operações simples; Operações em células e planilhas; Recursos de textos; Configuração, visualização e impressão; Gráfico simples; Algumas funções do Excel; e Banco de dados.

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
- O que é, executando, conhecendo o ambiente do MS Office Power Point; Utilizando o Power Point; Modos de estruturas; Texto, marcadores, figuras, clipart e objetos; Animações, transições de slides; Exibindo, apresentando e imprimindo.

FERRAMENTA DE INTERNET
- Introdução ao Internet Explorer; Botões de navegações; Identificação de links; Configurar página inicial; Configurar histórico; Copiando e colando o conteúdo de uma página em outro aplicativo; Salvando uma página; Configurando cabeçalho e rodapé; Imprimindo uma página.


Nenhum comentário :

Postar um comentário