sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Programação completa da abertura das Olimpíadas Rio 2016 com shows e condutores

parque-olimpicos-rio-2016
A abertura oficial das Olimpíadas Rio 2016 ocorre no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (5), a partir das 19h15 com um show preliminar e oficialmente às 20:00h com duração prevista de 3 horas e transmissão de jogos ao vivo pelo site.
O Rio 2016 trouxe uma situação inédita para as tradições dos Jogos. Pela primeira vez as cerimônias de abertura e encerramento não serão no estádio olímpico, onde o atletismo será disputado. Dessa forma cogitou-se adotar uma pira no Maracanã e outra no Engenhão. Ideia foi deixada de lado para não diminuir o impacto do símbolo.
Quem irá acender a Pira Olímpica?
O ex-jogador Pelé foi confirmado pelo Comitê Rio-2016 na cerimônia de abertura da Olimpíada para acender a Pira Olímpica , mas por conta de um contrato com uma empresa de cartões de crédito e que não faz parte dos patrocinadores dos Jogos Olímpicos teria vetado sua participação.
Em nota oficial na manhã desta sexta-feira (5-ago), a assessoria de imprensa de Pelé confirmou que o ex-jogador não está em condições físicas para isso alegando que Pelé passou por uma cirurgia recentemente e passa por sessões de fisioterapia.

O Comitê Rio-2016 corre contra o tempo para encontrar um substituto para Pelé, entre os quatro possiveis nomes “reservas” para tal, estão Guga e Hortência. Os outros dois atletas ainda são mantidos em sigilo.
Comitê Organizador também convidou para o protocolo da tocha o nadador César Cielo, que recusou a participação, e pensou no nome da ex-saltadora Maurren Maggi, cujo nome não foi bem aceito no COI por causa de um episódio de doping em 2003.
Outros nomes poderão aparecer de surpresa como os atletas Robert Scheidt, Torben Grael, Time de vôlei de 1992, José Roberto Guimarães, Bernardinho e Marta, nomes muitos cogitados durante a semana.

Condutor Bandeira Brasileira
O Comité Olímpico Brasileiro (COB) indicou três candidatos para conduzir a bandeira na abertura das Olimpíadas, sendo votados pela internet: Serginho (vôlei), Robert Scheidt (vela) e Yane Marques (pentatlo moderno) e com 49% dos votos a eleita foi a atleta Yane Marques.
Yane tem uma medalha de bronze e é a primeira porta-bandeira do Brasil que não é campeã olímpica desde 1988.
Atrações musicais
Nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Wesley Safadão, Elza Soares, Ludmilla, Karol Conka, MC Soffia e Anitta farão as apresentações musicais, contudo os horários e detalhes de suas participações ainda não foram divulgados.
Outras apresentações musicais ainda estão mantidas em sigilo, mas especula-se nomes internacionais como Lauryn Hill, Jack Johnson, Ben Harper, Jack White, The Black Keys, Jorge Ben Jor, Marisa Monte, Lulu Santos, Banda do Mar, Zeca Pagodinho, Marcelo D2, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, além de uma bateria com cerca de 600 ritmistas de 13 escolas de samba do Rio.
Um ponto alto da cerimônia será o voo de um avião 14 Bis, inventado pelo pai da aviação de Santos Dumont em 1906, que deverá atravessar todo o estádio, suspenso em um cabo de aço. O cantor Paulinho da Viola cantará o hino nacional apenas em violão e voz o que promete emocionar muitos brasileiros.
Passarela virtual
Outra confirmação foi a presença da ex-modelo Gisele Bündchen que fará um desfile em uma passarela criada virtualmente a partir de uma projeção do calçadão de Copacabana com a canção de Tom Jobim “Garota de Ipanema”. No ensaio da abertura dos jogos que ocorreu no domingo (31-jul) Gisele é “assaltada” durante o desfile, o assaltante será perseguido por policiais. Após a repercussão negativa do ensaio da ex-modelo, o Comitê Olímpico disse que a cena do assalto foi cortada alegando que realmente ficou sem graça. Veja galeria de fotos.
Diretores de criação
O time de diretores criativos para as Olimpíadas é conhecido nacional e internacionalmente como Fernando Meirelles, Abel Gomes, Daniela Thomas e Andrucha Waddington. A promessa, segundo a diretora Daniela Thomas, é fazer a maior festa já realizada no país. Como trata-se de um evento mundial, estima-se que mais de 3,5 bilhões de pessoas assistam à Abertura das Olimpíadas.
Trilha Sonora
A trilha sonora será marcada pela música popular brasileira. A ideia é mostrar o que há  de mais expressivo na cultura do país. A abertura tem como proposta contar um pouco da história do Brasil e como se deu a construção da identidade do povo brasileiro, destacando a migração e a miscigenação de povos.
A festa deve reunir 30 mil voluntários e transformar o Maracanã em um grande teatro, já que serão usados 14 km de cabos, 2 mil canhões de luz e 3 mil kg de fogos de artifício.
O espetáculo irá resumir a história do Brasil, incluindo a recriação do Oceano Atlântico cruzado pelos colonizadores portugueses, representações da escravidão ao chegar no país, os índios explorando a natureza até chegar na urbanização das cidades.
Primeira transgênero nas Olimpíadas
Lea T, uma mulher trans que saltou para o primeiro plano da indústria da moda, é considerada a primeira pessoa transgênero a ter papel de destaque em uma cerimônia de abertura de Olimpíadas. Filha do ex-jogador de futebol brasileiro Toninho Cerezo, que jogou na seleção entre 1977 e 1985, Lea T disse que deseja encarnar a diversidade do Brasil.
Em seguida, começa o desfile das 27 delegações olímpicas com cerca de 10 mil de atletas, após isso acontece os discursos, no centro do campo com o presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomaz Bach. Então o presidente interino do Brasil, Michel Temer, irá declarar abertos os Jogos 2016.
A organização do evento planeja fazer uma operação “abafa vaia” no momento em que Temer falar, aumentando o som de uma música ou efeito sonoro de fundo em alto volume no estádio. O objetivo desta manobra é evitar que as emissoras de televisão captem um possível momento constrangedor com vaias ou xingamentos do público contra Temer.
A participação do presidente interino na abertura vai se restringir à frase “Declaro abertos os Jogos do Rio, celebrando a 31ª Olimpíada da era moderna“. A fala não deve durar mais que dez segundos.
A festa se encerra com o revezamento da tocha e o acendimento da pira olímpica. Já a cerimônia de encerramento será às 20h do dia 21 de agosto e terá duração de aproximadamente 2h.
O presidente americano, Barack Obama, estará entre os muitos chefes de Estado ausentes no evento, o número total de líderes mundiais presentes à cerimônia será o menor em 16 anos.
Entre os presentes está o presidente da França, François Hollande, chegou nesta quinta-feira (4) ao Rio de olho nos Jogos Olímpicos de 2024, o francês desembarcou para uma visita de dois dias em um avião que exibia o logo da candidatura de Paris à competição.
A prefeita de Paris, Anna Hidalgo, já se encontra no Rio e ambos, além de defender a candidatura parisiense para sediar o evento, participarão da cerimônia de abertura dos Jogos do Rio-2016.
A capital francesa disputa o direito de receber os Jogos de 2024 com Roma (Itália), Budapeste(Hungria) e Los Angeles (Estados Unidos).
Além de Hollande, a abertura dos Jogos terá a presença de chefes de Estado como Maurício Macri (Argentina), Juan Manuel Santos (Colômbia) e Horacio Cartes (Paraguai), além do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.


Nenhum comentário :

Postar um comentário