domingo, 17 de julho de 2016

Rio Grande do Norte - Ater ajuda famílias que sofrem com a seca

Os agricultores familiares da região do semiárido no Rio Grande do Norte sofrem com cinco anos consecutivos de estiagem. Para ajudar essas famílias a continuarem vivendo no campo, o Governo Federal tem investido em ações que amenizem os problemas provocados pela seca.
Uma das ações que a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAFDA) para auxiliar os agricultores, é a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Além do Garantia-Safra e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre outras.
No município de Upanema (RN), a agricultora e assentada da reforma agrária, Antônia Rafaela de Castro, 27 anos, é uma das beneficiárias. Ela mora há sete anos no Assentamento Nova Vida, com mais 113 famílias. Há um ano passou a contar com os serviços de  Ater. “Já deu para aprender muita coisa, como a horta econômica, que só gasta 10 litros de água. Então a gente trabalha mais conhecimento, que nos ajuda a economizar e gastar pouca água”, afirma.

A agricultora vive com o marido e duas filhas, de sete e três anos. A maior parte da renda vem da produção de hortaliças. O esposo trabalha na construção civil. A família também recebe o auxílio Bolsa Família. Mas Antônia conta que a maior dificuldade é mesmo a estiagem. “Quando tem chuva tudo é produtivo, mas a maior parte do tempo é chuva rápida e logo fica tudo seco. Então, para plantar fica difícil, tem que ter um sistema de irrigação”, destaca.
Segundo a agricultora, o que traz melhorias para a família é a Ater. “A gente tem um aprendizado de como lidar com a terra, aproveitar o que temos para não perder e usar pouca água. Também ajuda porque podemos consumir o que plantamos e evitamos comprar”, ressalta.


Nenhum comentário :

Postar um comentário