sexta-feira, 15 de julho de 2016

Famílias com diagnóstico de crianças com microcefalia serão prioridades no MCMV

Nova norma, assinada nesta quarta-feira (14), pelo presidente em exercício Michel Temer, dispensa de sorteio as famílias com diagnostico da doença, na Faixa 1 do programa
As famílias com diagnóstico de crianças com microcefalia terão prioridade no atendimento do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A nova norma, anunciada pelo presidente em exercício Michel Temer, nesta quinta-feira (14) em Brasília (DF), dispensa de sorteio as famílias que estão na Faixa 1 do programa -com renda mensal bruta até R$1,8 mil - e que possuem o diagnóstico da doença.
De acordo com Michel Temer, o governo federal organizou os ministérios conhecidos pelo trabalho na área social para que o desenvolvimento dessas políticas sejam otimizados. “A medida foi assinada para atender questões sociais e àquelas mães que possam ter filhos nessas condições.”
O presidente em exercício destacou que grande parte das crianças com microcefalia está cadastradas no Bolsa Família. “O ministro Osmar Terra me disse que a grande maioria das mães são do Bolsa Família, ou seja, de famílias pobres. Por isso, é um detalhe importante privilegiar as famílias com microcefalia.”
O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, destacou que as crianças com microcefalia deverão ser colocadas como prioritárias nos programas sociais do governo. “O diagnóstico pelo Zika tem uma proporção muito maior, mas todas as crianças com síndromes neurológicas graves deverão entrar.”

A normativa prevê que não apenas crianças com microcefalia em decorrência do vírus Zika, mas qualquer membro da família diagnosticado com a doença, em qualquer idade, terá direito à prioridade.
O ministro das Cidades, Bruno Araujo, explicou que serão disponibilizadas 200 mil unidades do Minha Casa Minha Vida para essas famílias. Estas poderão escolher a unidade no município em que residem ou em outro mais próximo.


Nenhum comentário :

Postar um comentário