sexta-feira, 10 de junho de 2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA EXAME DE GLAUCOMA

Pressão ocular do paciente é analisada pelo especialista

A Prefeitura de Lagoa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (10) o exame para o diagnóstico do GLAUCOMA – doença ocular que pode levar à cegueira.
A Secretária de Saúde, Aldejane Medeiros, informou que tomou a iniciativa do diagnóstico é porque o GLAUCOMA não produz sintomas característicos, portanto somente é detectado através dos exames clínicos, verificando a pressão intra-ocular e alterações no nervo ótico.
O programa de triagem do glaucoma funciona em parceria com as três esferas governamentais, municipal, estadual e federal e acontece a cada três meses onde é realizado este atendimento que visa acompanhar os casos detectados como também realizando o exame de detecção, disponibilizando o medicamento e marcação de cirurgias quando necessário.
A Secretária de Saúde, Aldejane Medeiros, informou que a iniciativa do diagnóstico é porque o glaucoma não produz sintomas, portanto somente é detectado através dos exames clínicos, através da verificação da pressão intra-ocular e alterações no nervo ótico.

“O exame atende pacientes de risco acima de 35 anos e os portadores de diabetes. É importante atentar para o histórico familiar, pois em alguns casos de pacientes com glaucoma já tiveram um caso na família. Outro fator preocupante é que muitas deixam de seguir as orientações do oftalmologista pela ausência de sintomas. Essa falta de cuidado pode trazer graves conseqüências a visão do paciente”, explicou a secretária.

Nenhum comentário :

Postar um comentário