quinta-feira, 23 de junho de 2016

Caern perfura poços como alternativa de abastecimento

A companhia de águas e esgotos do Rio  Grande do Norte (CAERN), está construindo poços tubulares para abastecer cidades ameaçadas de colapso na região do vale do Açu atendidas com água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Com o baixo nível, a Caern iniciou estudos no ano passado em busca de alternativas que  viabilizassem o abastecimento em municípios da região.
A primeira bateria de quatro poços construídos ao longo da RN-406 já está concluída, no município de Afonso Bezerra. Eles estão programados para uma vazão de 100m³/h, cada, totalizando 400 m³/h. segundo o gerente em exercício de hidrologia e perfuração de poços (GHP), Marcelo Augusto de Queirós, está prevista a perfuração de mais seis poços, totalizando dez, todos com a mesma vazão. Os poços estão sendo feitos com recursos próprios da CAERN, no valor total de R$ 500 mil.
Na cidade de Assu, a Caern vai iniciar a pesquisa para a construção de quatro a cinco poços, nas proximidades da rodovia que liga o município a Carnaubais. O primeiro deles já deve começar a ser perfurado em julho, com previsão de vazão de 100m³/h. atualmente, a cidade recebe água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com volume de 600 m³/h. a partir da operação dos novos poços, essa água deixará de ser retirada da barragem. Essa sobra será destinada á adutora Jerônimo Rosado, beneficiando Mossoró.




Nenhum comentário :

Postar um comentário