quarta-feira, 11 de maio de 2016

EMPARN dá início ao projeto de banco de palma forrageira


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) deu início ao projeto de bancos de sementes de cultivares de palma forrageira tolerantes à cochonilha do carmim. Nesta terça-feira, 10 de maio, será iniciada a distribuição das raquetes para 10 municípios nas regiões do Mato Grande, Trairi e Agreste. Serão contempladas as cidades de Bento Fernandes, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, João Câmara, Riachuelo, Ruy Barbosa, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e São Tomé.

No início deste mês, a EMPARN iniciou a distribuição de exemplares de palma Orelha de Elefante Mexicana e Miúda ou Doce para formação de bancos de sementes em 11 municípios do Seridó potiguar: Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Equador, Florânia, Lagoa Nova, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino. Cada agricultor recebeu 5.500 raquetes-sementes, sendo 2.750 de cada uma das variedades, suficientes para o plantio de uma área de 0,5 hectare, além de 250 kg de superfosfato simples e um manual com as instruções de plantio.

A ação é uma das metas do Convênio EMPARN/BB/Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA para o fortalecimento da cultura da palma forrageira no Rio Grande do Norte. Os agricultores familiares foram indicados pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento e pela EMATER-RN, naqueles municípios apontados pelo IDIARN como de risco para disseminação da praga da cochonilha do carmim.

Nenhum comentário :

Postar um comentário