sábado, 30 de abril de 2016

BOLETIM: Ministério da Saúde divulga primeiro boletim com casos de Zika no país


O Ministério da Saúde divulgou o primeiro balanço epidemiológico com casos de Zika no país. Entre fevereiro e 2 de abril, 91 mil e 300 casos prováveis da doença foram registrados em todos os estados brasileiros. A taxa de incidência é de 44 casos para cada 100 mil habitantes. A região sudeste apresentou o maior número de casos prováveis de Zika, foram mais de 35 mil notificações, seguida das regiões Nordeste, com 30 mil, Centro-Oeste, com 17 mil, Norte com 6 mil e por último, a região Sul, com mais de 1.700 casos registrados. No mesmo período, 7.584 gestantes apresentaram suspeitas do vírus Zika e mais de 2 mil tiveram os casos confirmados. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, explica que nem todas as gestantes infec tadas pelo vírus terão filhos com microcefalia.

Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovith.
“nós sabemos que uma parte importante, não dá pra falar em percentual ainda dessas gestantes, não passa a infecção para seus conceptos, não é possível transmitir tranquilidade, não fiquem todas tranquilas, mas também não é conveniente transmitir o alarme uma vez que não sabemos a proporção”.

O diretor ressalta ainda que com a intensificação dos esforços do Governo Federal, estados e municípios, a tendência é que haja uma redução no número de casos nos próximos meses.

Diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovith.
“Pelos dados que nós temos, há indícios muito fortes de que se vem conseguindo avançar no combate ao mosquito, que esse esforço iniciado no ano passado tem sido efetivo pra reduzir a infestação, no entanto que pensando no futuro nós precisamos em primeiro lugar manter essas medidas. Então todos os esforços que estão sendo feitos atualmente não devem se encerrar com o fim do período de maior transmissão”.

Para 2016, a previsão é que o Governo Federal invista mais de 1 bilhão e 800 milhões de Reais em ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e do vírus Zika. A orientação do Ministério da Saúde é que a população continue adotando uma rotina com medias simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada, como a limpeza de calhas, ralos, vasos de plantas, garrafas e pneus. Para mais informações, acesse a página do Ministério da Saúde no endereço combateaedes.saude.gov.br.


Nenhum comentário :

Postar um comentário