quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval sem dinheiro das prefeituras em 1.884 cidades do País, aponta CNM



Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que as prefeituras de 1.884 cidades do País não estão financiando festas de Carnaval em 2016 por causa da crise econômica e da queda de arrecadação. Metade desses prefeitos alegou falta de recursos para não bancar as festividades. Outros 47% disseram que o município tem outras prioridades no momento.
A CNM ouviu 2.903 dos 5.568 prefeitos brasileiros para fazer o estudo técnico. Em Pernambuco, foram ouvidos 46 dos 184 gestores, mas a pesquisa não lista os dados por estado. A entidade divulga apenas que as prefeituras mais afetadas são aquelas com menos de 50 mil habitantes.
Segundo o levantamento, 917 dos prefeitos ouvidos disseram financiar as festas carnavalescas de alguma forma. As três principais formas de apoio são, respectivamente, infraestrutura, ajuda financeira e segurança.
Dentre os prefeitos que disseram não bancar as festas de Carnaval, 35,35% afirmou que pretende investir o dinheiro na saúde e outros 29,5% indicou que os recursos serão investidos na área de educação.
Em 2015, 1.625 das cidades pesquisadas haviam contribuído com o Carnaval, gastando uma média de R$ 158 mil. Este ano, os municípios que investiram na folia aplicaram R$ 129 mil em média; o equivalente a 81% do ano passado.
“A retirada do apoio aos eventos de carnaval por mais da metade dos Municípios brasileiros reforça que a situação financeira do entes subnacionais tem se tornado cada vez mais incisiva. A redução dos repasses de recursos e arrecadações somados a expansão das responsabilidades e, consequentemente, dos gastos dos gestores locais implicam na necessidade da retirada do apoio aos carnavais locais”, conclui a CNM ao final do documento.
A pesquisa sobre o apoio ou não das prefeituras ao Carnaval 2016 foi realizada pela entidade entre os dias 19 e 28 de janeiro.


Nenhum comentário :

Postar um comentário