sexta-feira, 28 de agosto de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÃO PARA COMBATE À LEISHAMNIOSE VISCERAL (CALAZAR)

Funcionário da sec de saúde colocando a coleira especial em caninos
A Secretaria Municipal de Lagoa Nova, através de Projeto desenvolvido pela secretária de saúde Jane Medeiros e do coordenador de Endemias José Benedito, está desenvolvendo uma ação muito importante para controle da Leishmaniose Visceral (Calazar) no município, uma doença de relevante importância para a Saúde Pública, uma vez que se trata de uma doença grave que pode ser transmitida aos seres humanos e levar à morte. A ação consiste na distribuição de coleiras impregnada de inseticida potente, que irá matar pulgas carrapatos e espantar o mosquito transmissor da doença.
As coleiras foram enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde, na condição do município enviar projeto educativo para ser desenvolvido nas escolas e para toda a população, abordando a temática da doença. As coleiras estão sendo distribuídas em áreas endêmicas, onde deram casos positivos de Calazar, principalmente nas áreas periféricas do município. A Leishmaniose visceral, ou Calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, endentados (tamanduás, preguiças) e eqüídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem. 

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses. Sintomas no humano Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarréia, sangramentos na boca e nos intestinos. Sintomas nos animais Pêlo caindo, unhas grandes, magreza e feridas. Recomendações * Mantenha a casa limpa e o quintal livre dos criadores de insetos. O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico.

 Ataca nas primeiras horas do dia ou ao entardecer; * Coloque telas nas janelas e embale sempre o lixo; * Cuide bem da saúde do seu cão. Ele poderá transformar-se num reservatório doméstico do parasita que será transmitido para pessoas próximas e outros animais não diretamente, mas por meio da picada do mosquito vetor da doença, quando ele se alimenta do sangue infectado de um hospedeiro e inocula a Leishmania em pessoas ou animais sadios que desenvolvem a doença; * Lembre-se de que os casos de leishmaniose são de comunicação compulsória ao serviço oficial de saúde.


Nenhum comentário :

Postar um comentário