quarta-feira, 25 de março de 2015

Freiras têm seus poemas eróticos publicados em livro

 
A sexualidade está presente em todas as pessoas. A diferença é como cada um lida com ela. E por estar presente em todos nós, não deveríamos nos surpreender com livros eróticos escritos por freiras e para freiras, certo? Mas ainda nos surpreendemos e nos surpreenderemos com o livro “Que Seja em Segredo”, que reúne poemas eróticos de autoria de freiras brasileiras e portuguesas dos séculos 17 e 18.
É importante saber que naquela época ser freira não era escolha. Mulheres sexuais demais, com muita opinião, com problemas familiares ou sem família eram enclausuradas em conventos e viviam as regras a sua própria maneira. Há relatos de casas próximas aos conventos em que essas mulheres tinham encontros com amantes, homens e mulheres, para manter sua vida sexual – fosse ela como fosse.

“Vem a ser que a freirinha Se enamorou de doutra freira Mais que mancebo, cá fora Quis, lá dentro, ter manceba”
-
Frei Antonio das Chagas
O livro fala ainda das pessoas que tinham fetiche pelas “irmãs”, chamados de freiráticos. Entre eles estão o rei de Portugal dom João 5º e o poeta Gregório de Matos. O segundo, inclusive, conta sobre um encontro sexual em que a freira pegou fogo e o explica como o “amor que queimava os corpos através dos espíritos”, mas deve ter sido apenas uma vela.
O livro “Que Seja em Segredo” é um relançamento da obra dos anos 1990.

Nenhum comentário :

Postar um comentário